FIAT Tipo 1.6 I.E.: Morre e não pega mais
FIAT Tipo 1.6 I.E.: Morre e não pega mais
DEFEITO: Este Fiat Tipo 1.6 I.E. ( Monomotronic MA 1.7) tinha um funcionamento aparentemente normal, só que derrepente o carro morria e não pegava mais.
CAUSA: Em primeiro lugar fizemos os testes no sistema elétrico como: condições da bateria, carregamento do alternador, qualidade do aterramento e dos terminais, sendo que não foram encontrados problemas. Logo após iniciamos um teste na rua para que o defeito acontece-se e o diagnostico ficasse mais fácil, por sorte nossa logo no primeiro Km rodado o carro apagou, insistimos na partida e nada aconteceu.Notamos que quando o defeito ocorria a luz injeção eletrônica não ascendia no painel. Geralmente este tipo de acontecimento é provocado por problemas na central ou uma deficiência na alimentação da mesma, com este conceito iniciamos os testes na alimentação da central e começamos pelo rele de comando, que alimenta a u.c.e., e vimos que estavam funcionando normalmente. Ao retirarmos o conector elétrico da unidade de comando para verificar a chegada de energia nos terminais correspondentes vimos que o mesmo estava muito oxidado tanto do lado da u.c.e. quanto do lado do conector.
DEFEITO: Este Fiat Tipo 1.6 I.E. ( Monomotronic MA 1.7) tinha um funcionamento aparentemente normal, só que derrepente o carro morria e não pegava mais.
CAUSA: Em primeiro lugar fizemos os testes no sistema elétrico como: condições da bateria, carregamento do alternador, qualidade do aterramento e dos terminais, sendo que não foram encontrados problemas. Logo após iniciamos um teste na rua para que o defeito acontece-se e o diagnostico ficasse mais fácil, por sorte nossa logo no primeiro Km rodado o carro apagou, insistimos na partida e nada aconteceu.Notamos que quando o defeito ocorria a luz injeção eletrônica não ascendia no painel. Geralmente este tipo de acontecimento é provocado por problemas na central ou uma deficiência na alimentação da mesma, com este conceito iniciamos os testes na alimentação da central e começamos pelo rele de comando, que alimenta a u.c.e., e vimos que estavam funcionando normalmente. Ao retirarmos o conector elétrico da unidade de comando para verificar a chegada de energia nos terminais correspondentes vimos que o mesmo estava muito oxidado tanto do lado da u.c.e. quanto do lado do conector.
SOLUÇÃO: Fizemos a limpeza dos terminais da central e do conector, e o recolocamos no lugar e ao darmos partida o carro pegou normalmente.Este tipo de isolamento provocado por oxidações é mais comum do que pensamos, por isso é sempre bom conferir os conectores da central, pois os defeitos que este tipo de problema causa não fica restrito ao caso acima, mas também pode ocorrer: oscilação da marcha lenta, motor falhando, baixo desempenhe e muitos outro problemas.
Fonte: Dicas Mecânicas










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